Oi gente!

A acupuntura é um procedimento que decorre das práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na qual há a inserção de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo, gerando efeitos como relaxamento e alívio de dores.

Hoje a acupuntura é uma das práticas mais populares da Medicina Tradicional Chinesa no Ocidente. A medicina chinesa é uma forma de saúde complementar que se originou na China antiga há mais de 2.500 anos e vem evoluindo desde então.

O uso da acupuntura e outras técnicas de MTC aumentou consideravelmente no Brasil e em outros países ocidentais nas últimas décadas. De acordo com um grande levantamento feito sobre abordagens complementares de saúde pelo Instituto Nacional de Saúde em 2007, nos EUA, pelo menos 3,1 milhões de pessoas fizeram tratamento com a acupuntura em 2007. A pesquisa mostrou que o número de visitas aos acupunturistas triplicou entre 1997 e 2007.

A primeira pergunta que a maioria das pessoas faz é: "A acupuntura dói?"

Surpreendentemente, embora se usem agulhas na acupuntura, os tratamentos são relativamente indolores, pois elas chegam a ser até 10 vezes mais finas que uma agulha de injeção. Um dos usos mais populares da acupuntura é reduzir a dor crônica em todo o corpo de maneira natural, sem a necessidade de medicamentos que possam causar efeitos colaterais indesejados.

A maioria dos estudos que investigam a acupuntura até hoje tentou descobrir se a acupuntura pode reduzir a dor com segurança. No entanto, espera-se que, nos próximos anos, os pesquisadores continuem estudando se pode ou não ajudar com outras condições também, incluindo ansiedade, depressão, inflamação, ondas de calor, efeitos colaterais da quimioterapia e insônia.

O que é acupuntura capaz de tratar?

Atualmente, a acupuntura é usada de rotina para tratar condições como:

  • espasmos musculares e dor;
  • problemas crônicos nas costas e dor;
  • dores de cabeça, incluindo a redução da frequência e intensidade das enxaquecas;
  • dor de pescoço;
  • osteoartrite;
  • dor no joelho;
  • alergias;
  • problemas digestivos;
  • humor, depressão.

Com a ajuda do Dr. Marcus Yu Bin Pai, fizemos uma lista de alguns dos benefícios mais comuns da acupuntura.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

6 benefícios da Acupuntura:

  1. Ajuda a reduzir dores de cabeça e enxaqueca

Em 2009, pesquisadores do Centro de Medicina Complementar da Universidade de Munique revisaram mais de 11 estudos envolvendo 2.137 pacientes de acupuntura, e concluíram que a acupuntura “poderia ser uma valiosa ferramenta não farmacológica em pacientes com cefaleia tensional crônica frequente”.

  1. Melhora a dor crônica, incluindo dor nas costas, pescoço, joelho ou artrite

A acupuntura provou ser eficaz para melhorar a dor nas costas em um estudo feito pelo Centro Médico da Universidade de Berlim. Em pacientes com dor lombar crônica, houve uma diferença significativa na dor entre os pacientes que receberam acupuntura durante oito semanas.

  1. Ajuda a tratar a insônia

A Universidade de Medicina Chinesa de Pequim realizou um grande estudo em 2009 que mostrou um efeito benéfico da acupuntura na redução dos sintomas de insônia.

  1. Melhora a Recuperação de Câncer e Quimioterapia

De acordo com o National Câncer Institute, vários estudos mostram que a acupuntura pode ajudar a aumentar a imunidade e acelerar a recuperação após tratamentos de câncer.

  1. Tem efeitos associados relaxantes

Você pode ir à acupuntura para curar a dor no pescoço e no ombro e descobrir que a dor diminui. Enquanto isso, seu nível de estresse, qualidade do sono, digestão e humor geral também melhoram.

  1. Gravidez e saúde pós-parto

Muitos médicos recomendam agora a acupuntura como um tratamento para reduzir o estresse, equilibrar os hormônios e aliviar a ansiedade e a dor da gravidez e do trabalho de parto.

Recebi esse post e achei tão interessante os benefícios da acupuntura que decidi compartilhar com vocês. Já estou em busca de tratamento para minhas dores no pescoço e nas costas que tenho devido a postura de ficar muitas horas no computador.

Alguém já fez acupuntura? Compartilhe aqui a sua experiência!

Beijos