Covid-19 e nossos pets, quem ama cuida.
Categorias: Dicas Pets Saúde Vida Saudável Tags: coronavírus, Covid-19, Novo Coronavírus, OMS, organização mundial de saúde, Pets
Oi gente!
Vi muitos posts na internet falando sobre o coronavírus e nossos pets e alguns com informações completamente equivocadas circulando em diversos grupos trazendo mais aflição nesse momento difícil que estamos passando.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que não há evidências de que animais de estimação, como gatos e cães, tenham sido infectados ou possam espalhar o coronavírus.
Sim, é possível ver na caderneta de vacinação de seu pet que ele é vacinado contra coronavírus e como sabemos, existem diversos tipos desse vírus, tanto que o atual foi batizado de Covid-19 e ele afeta o nosso sistema respiratório e o que afeta os animais afeta o intestino, são complemente diferentes.
Então não abandone seus animais, nesse momento de quarentena eles são excelentes companhias, alegram nosso dia e trazem paz. As minhas estão sendo meu porto seguro, pois como alguns aqui sabem eu estou sozinha em outro país, atualmente moro no Paraguai e meu marido não conseguiu voltar para casa pois as fronteiras foram fechadas na última semana.
Até o momento não há informações de que cães e gatos desenvolvam a doença, mas como outras superfícies, (celular, mesa, corrimão, maçaneta), o vírus pode ficar na pelagem e se tornar um meio de transmissão dessa forma.
Por esse motivo é importante não os levar para rua, evitar contato com pessoas desconhecidas ou pessoas infectadas.
Caso seja de extrema necessidade levar seu pet a rua, evite passeios longos, mantenha distância de outras pessoas, não deixe que o toquem, não deixe que fique cheirando muito o chão ou qualquer outra superfície e ao chegar em casa lave bem as patinhas e se possível o focinho também.
Se você está com suspeita ou infectado e seu pet está com você, ele deve permanecer em quarentena com você em casa e sem contato com outras pessoas.
Cuide bem da alimentação do seu pet para que ele permanece saudável nesse momento.
JAMAIS ABANDONE seu pet. Nenhuma pandemia é justificativa para essa crueldade. Sou prova disso, não fui para o RJ ficar com meu marido por causa das minhas bebês. Esse momento ruim vai passar e o que nunca vai passar é o amor e a fidelidade deles por nós nunca vai acabar.
Cuide bem do seu pet e não esqueça de higienizar corretamente as mãos.
Beijos