Oi gente!

Não é só no verão que surgem as maiores tendências de moda. Durante o outono e inverno, várias criações ganham os holofotes, sejam novidades ou releituras de um modismo já existente. Com certeza, você já usou alguma peça ou estampa e se perguntou como ela foi criada, e em termos de roupas de frio como jaquetas, casacos ou blusas, uma peça está cada vez mais presente e, por isso, muita gente quer saber a origem dela.

Estamos falando das peças corta vento ou windbreaker. Com textura versátil e diferenciada, esse tipo de roupa já é um marco dos últimos anos. Mas se engana quem acha que essa peça é uma criação recente. Vamos conhecer agora um pouco sobre a história das roupas corta vento.

Corta vento: uma peça de características únicas.

O surgimento das roupas estilo corta vento é relativamente recente, e as primeiras criações apareceram na década de 70. Na época, a blusa corta vento era a peça mais vista desse tipo, e predominava no guarda roupa masculino. Ela foi criada com a finalidade de facilitar a prática de atividades físicas em condições climáticas diversas para garantir que, independentemente do tempo, elas não fossem interrompidas.

A marca americana de materiais esportivos Nike desenvolveu a jaqueta corta vento para que fosse usada pela equipe de atletismo dos EUA durante as Olimpíadas de Moscou, em 1980. Por conta da sua efetividade, a criação fez tanto sucesso entre os atletas que, após o evento esportivo, a empresa decidiu desenvolver modelos com cores específicas para outras coleções.

Por ter sido a base para o desenvolvimento de outros estilos de corta vento, principalmente por conta da parceria com designers e estilistas emergentes, a blusa de frio corta vento ganhou finalmente as ruas.

De roupa esportiva a sinônimo de estilo para qualquer outfit.

Mantendo as características tecnológicas que consagraram o corta vento, esse modelo se popularizou entre atletas amadores, que se habituaram a usá-lo em corridas ao ar livre enquanto resolviam pendências do dia a dia, inspirando outras pessoas a incorporar os conjuntos corta vento ao look.

Assim, pessoas de diversos estilos foram adotando a peça, que chegou a ser item marcante nos visuais de algumas tribos. Uma delas é a do hip hop, quando adotou a blusa corta vento masculina de tamanho largo para eventos de break dance, encontros casuais ou baladas de R&B, por exemplo.

Além de ter sido ícone do streetwear dos anos 80, essa roupa ganhou novas roupagens e foi incorporada ao guarda-roupa das mulheres com a popularização do casaco corta vento feminino. Mais recentemente, os looks com windbreaker têm sido cada vez mais usados, pois o estilo de vida fitness fez com que a moda com essa estética voltasse à tona.

Por que comprar o corta vento?

Desde sempre, a principal característica do windbreaker é o fato de que ele protege contra os ventos fortes, amenizando as sensações térmicas nos dias mais frios. Além disso, alguns modelos são impermeáveis, fazendo com que os conjuntos corta vento ou peças avulsas sejam muito vistos nas regiões de praia. Isso porque ela não superaquece o corpo, podendo ser usada em regiões e ocasiões de frio ou temperaturas amenas.

Muito funcionais, altamente democráticos e sempre se reinventando: é assim que os modelos de windbreaker permanecem em alta após tantas décadas. Por tudo isso, incluir um item corta vento no seu guarda roupa vai possibilitar uma infinidade de combinações incríveis em diversos momentos.

Viu como é simples incorporar a windbreaker ao seu visual? Agora que você já conhece a história do corta vento e sua importância para a prática de esportes, e também para a moda, continue navegando em nosso blog e descubra mais sobre outros assuntos!

Beijos