Oi gente!

O vestido de tricot feminino é uma peça de grande sucesso atualmente, por suas diferentes modelagens e estilos. Mas se hoje essa é uma roupa feminina popular e muito desejada, nem sempre foi assim. Para que você entenda um pouco sobre a evolução do vestido de tricot, vamos contar um pouco sobre a história por trás da arte de tricotar. Ficou curiosa? Acompanhe com a gente tudo sobre esse assunto!

A história do tricot

As roupas de tricot são feitas a partir dessa antiga e milenar técnica de entrelace de fios de fibras têxteis como a lã, por exemplo, que resultam em um tecido com textura, furinhos e elasticidade. Essa técnica surgiu no Egito, onde o entrelaçamento era feito com o auxílio de ossos e madeira, e se expandiu para a Inglaterra por meio dos belgas. Essa se tornou uma indústria caseira, ajudando a sustentar comunidades inteiras, principalmente aquelas cujo meio de vida foi devastado pelas guerras.

Mulheres e, muitas vezes, crianças, eram as responsáveis por realizar a criação de peças de tricot como meias e cachecóis para seus maridos, e com o tempo, essa prática se tornou tão popular que chegou a ser executada por mulheres da realeza, como a rainha Vitória. No fim da Era Vitoriana, a moda se transformou, deixando para trás as peças de tricot de cores vivas e fortes, que deram lugar às cores pálidas e brancas. Além disso, surgiram as primeiras máquinas de tricot. A prática do artesanato caiu em desuso durante a Primeira Guerra Mundial, mas por ser muito rápida e fácil de aprender, foi retomada com força no início dos anos 1960, com a prática do tricot artesanal.

O tricot nos dias de hoje: símbolo da moda feminina

Por ser composta de tecidos encorpados, e pela própria história do nascimento do tricot em si, por muito tempo as peças feitas dessa forma eram parte do vestuário de moda inverno, além de estar presente em itens como toalhas, gorros, cachecóis, meias ou panos. Mas no início dos anos 2000, a moda nacional difundiu o tricot em peças de verão, como os croppeds, os biquínis e os vestidos.

Rapidamente, por modelarem o corpo e serem muito confortáveis, essas peças caíram nas graças de influenciadoras, artistas, blogueiras e modelos. Hoje, os looks com vestido de tricot são os mais variados possíveis. Conheça agora alguns dos modelos mais famosos de vestido feminino.

Vestido longo de tricot

Um modelo de vestido longo e texturizado confere elegância para os passeios de verão. Fashion e super prático, ele pode ser usado de dia ou à noite, sendo que, para o dia, apostar em modelos de cores pastéis dá um tom suave ao visual, enquanto a elegância do vestido longo de tricot com cores escuras combina com a noite. Combine-o com chapéus e óculos grandes, brincos longos e sapatos de salto para se sentir confiante e poderosa.

Vestido de tricot com recortes

Se por muito tempo as roupas de tricot eram associadas a peças conservadoras e caretas, hoje em dia muita coisa mudou. O vestido de tricot com recortes dá um toque de sensualidade sem deixar de lado a sofisticação, e é perfeito para ocasiões como encontros, baladas ou barzinhos. Como esse vestido se torna o protagonista de qualquer look, evite usá-lo com acessórios chamativos para que não fique muita informação. Invista em brincos e colares pequenos, carteiras e sandálias delicadas.

Vestido midi de tricot

Para o dia a dia, incluindo o ambiente corporativo, um elegante e prático vestido midi é ideal. Por não ser nem longo e nem curto, ele traz a leveza e sutil sofisticação que são necessárias para compor um visual feminino e profissional. Além disso, torna o desenho das pernas ainda mais belo, tem ótimo caimento e boa estrutura. Combine essa peça com um belo par de sapatos fechados, brincos brilhantes e sua bolsa de trabalho para se sentir segura.

Vestido ciganinha de tricot

Ousadia e romantismo andam juntos com um lindo vestido ciganinha, que nada mais é que um vestido ombro a ombro, que pode ou não ter babados na parte superior. Esse modelo de vestido possui um movimento único, e valoriza a região dos ombros, principalmente em mulheres com essa parte do corpo mais estreita. Use-o em ocasiões descontraídas e solares e, se quiser, use acessórios como colares para valorizar o colo.

Conjunto de tricot

Há certos conjuntos que podem fazer as vezes de vestido. É o caso do conjunto de tricot composto de cropped e saia, que parecem uma peça única e proporcionam sensualidade e charme. Por ser muito sexy, esse conjunto pode ser usado sempre que você quiser se sentir mais linda e valorizar suas curvas. Ou ainda, se você quiser dar um toque fofo e quebrar a sensualidade, aposte em usar essas peças com um par de tênis simples e até mesmo uma camisetinha jeans sobreposta, fica lindo!

Vestido branco de tricot

Muitas noivas buscam no vestido branco de tricot a peça que vai trazer o diferencial no momento do seu casamento. Ou ainda, as noivas que costumam fazer festas de noivado ou ensaios pré wedding podem investir nesse modelo de vestido como o mais confortável e cheio de estilo para esses momentos que antecedem seu grande dia.

Vestido de tricot degradê

Além das diversas cores lisas existentes, que tal misturá-las num efeito multicolorido sutil e interessante? Para isso, o vestido de tricot degradê vai ser o favorito do seu guarda-roupa. Quem achava que os vestidos de tricot não poderiam receber mais de uma cor, se engana! Com o vestido degradê, você mostra que informação de moda, personalidade e estilo é com você mesma!

Viu como é possível variar os vestidos de tricot e criar looks incríveis? Agora que você já sabe mais sobre essa peça cheia de história, continue navegando em nosso blog!

Beijos