Durante o tratamento de uma doença renal do meu gato (que virou estrelinha esse ano), passava algum tempo na clínica veterinária com ele para fazer a aplicação do soro diariamente.

Lá descobri que o problema renal em gatos castrados é muito comum.

E conversando com um protetor de animais que estava lá com um dos gatinhos que ele criava, que também estava com problemas renais, conversa vai, conversa vem, chegamos a um ponto em comum. A mudança na alimentação dos animais de comida para ração seca, aumentou esse índice de problemas renais nos animais.

Esse senhor que eu conheci já tem uma certa idade e disse que tem gatos a mais de 30 anos e que ele mesmo notou isso com o passar do tempo, seus animais passaram a ter mais problemas renais.

d735a1_d9c656a2e93e4e1699b82b02cd747277.jpgBom, depois desse papo, comecei a pesquisar sobre alimentação natural caseira, também conhecida como AN.

Descobri alguns sites que falam sobre isso e estou bem inclinada a mudar a alimentação das crianças aqui em casa.

Esse mês vou levar a Chanel para a terceira dose das vacinas de filhote e vou aproveitar para conversar com a veterinária sobre isso.

Realmente deve ser muito ruim comer todo dia a mesma coisa.

Estou pesquisando sobre esse assunto e descobri alguns sites bem interessantes que falam sobre o assunto.

Cachorro Verde – fala sobre AN de três tipos:

Crua com ossos

Crua sem Ossos

Cozida.

Eles têm dicas para cães e gatos.

Eles também fazem cursos sobre AN por todo Brasil.

Aqui você pode conhecer o site Cachorro Verde e se inscrever para receber informações por e-mail.

Cãolinária – também fala sobre AN, tem receitas, vídeos e muitas dicas.

Eles têm três tipos de serviço:

Cardápio Cãolinária - formulado com diferentes opções de textura, cores e sabores. (Este serviço atende qualquer cidade/estado/país)

Consultoria Gastronômica da Tigela -  ida à residência, ensinando não apenas como balancear a dieta do animal conforme suas particularidades, mas também como armazenar os alimentos de maneira adequada. Verificação da temperatura ideal do refrigerador. Auxílio no manuseio dos instrumentos utilizados na cozinha. (Somente São Paulo/Capital e sujeito à disponibilidade do petchef)

PetChef – Cozinha em Casa:  se não há tempo para preparar a AN, falta de experiência na cozinha ou criatividade no cardápio do animal, entre em contato. Nossa PetChef especializada em AN vai até sua casa e cozinha para você, baseando-se na dieta prescrita pelo veterinário. (Somente São Paulo/Capital e sujeito à disponibilidade do petchef)

Pena que algumas opções são apenas para São Paulo.

Aqui você pode conhecer o Cãolinária.

Bom, em breve pretendo fazer a transição das minhas filhotas para a AN, ainda preciso pesquisar mais e bolar uns cardápios bem interessantes, com ingredientes facilmente encontrados aqui por perto, pois meu tempo é um pouco curto.

Se você também se interessou sobre o assunto, pesquise bastante antes de fazer, pois se não for feito de forma balanceada, o peludo pode ficar carente de algum tipo de nutriente.

Lembrando que a AN não é dar restos de nossas comidas para eles, e sim criar um cardápio balanceado para atender à necessidade dos peludos.

Durante a fase de transição da ração para a AN, que leva de 7 a 10 dias, pode ocorrer algo como: espinhas, coceira, fezes amolecidas, hálito forte.

Porém esses sintomas desaparecem com a adaptação a nova alimentação.

Para iniciar a AN, o ideal é que você leve seu peludo ao veterinário e faça alguns exames para ver se a saúde dele está ok.

Pois caso ele tenha algum probleminha ou restrição, pode ser feita uma dieta específica para ele.

Alguém aqui já faz AN para seu peludo?

Como foi essa transição?

Em breve pretendo dividir essa mudança com vocês!

Beijos