Oi gente!

O ouro é um dos metais mais cobiçados e, por isso mesmo, está presente em diferentes acessórios, desde as joias de luxo até as semijoias. Entre a vasta gama de joias femininas está o anel de ouro 18K, mas você sabe o que é e qual a real importância desse acessório? Nesse post, você vai descobrir tudo sobre esse tipo de anel e como preservar esse material tão nobre. Leia mais a seguir!

O que é quilate?

O termo quilate, simbolizado pela letra K, é a medida de pureza do ouro, que é dividida em 24 partes. Por isso, quando falamos em ouro 24K, estamos falando do ouro puro e fino. Apesar de ser uma joia muito luxuosa, acessórios feitos com 24 partes de ouro são muito fáceis de serem amassados e dobrados, por isso, quando são mesclados a partes de outros materiais metálicos, as joias são mais duráveis e brilhantes.

Dessa forma, as joias em ouro 18K - que são feitas com 18 partes de ouro e 6 partes de outros materiais que podem ser zinco, prata, cobre, paládio ou níquel - são mais duradouras, resistentes e cheias de brilho. A escolha dos metais que irão ser misturados ao ouro influencia no brilho, resistência e cor que será o resultado final do acessório de ouro.

Como cuidar do anel de ouro?

Para preservar sua joia de ouro com uma bela aparência, alguns cuidados devem estar na sua lista para que seu anel feminino dourado se mantenha sempre como novo. Conheça o passo a passo a seguir, seja para alianças, anéis solitários, anéis aparadores ou qualquer outro modelo.

Ainda que o anel 18K tenha enorme qualidade, ele ainda pode ser danificado com atitudes triviais do dia a dia. Como o anel fica na região das mãos, está exposto a situações como o contato com a água do mar ou da piscina, areia, produtos químicos e de limpeza, e está sujeita a riscar quando em contato com pesos, barras de ferro, etc. Evitar usar seu anel nessas situações já é um enorme passo para preservar sua joia intacta.

Além disso, se atente para o momento em que você for passar seu perfume e, se possível, coloque seus anéis somente após passar o perfume para evitar que as gotículas entrem em contato com o material e o danifique. Outra recomendação é retirar seu anel durante o banho, os treinos e o banho de mar e de piscina. Além disso, o suor excessivo nas mãos pode danificar sua joia, portanto, evite usar seu anel de ouro em dias de muito calor.

Em relação ao armazenamento, guarde seus diferentes anéis separadamente para evitar arranhões, e se possível, leve sua peça para polir uma vez ao ano em um bom joalheiro. Para manter seu anel 18K como novo, a limpeza também é um fator importantíssimo.

Limpeza do anel

Seja para um anel de luxo ou uma semijoia, é importantíssimo efetuar uma limpeza periódica no acessório para manter sua joia como nova. Os cuidados dependem muito de alguns detalhes contidos na peça, por isso, vamos explicar como cuidar de cada uma delas:

Anéis de ouro sem pedras preciosas: Deixe de molho numa solução feita com água e bicarbonato de sódio por alguns minutos, enxágue e seque com uma flanela.

Anéis de ouro com pedras preciosas: Lave a peça suavemente com água morna, detergente neutro e uma escova de cerdas macias, esfregando levemente. Deixe secar sob folhas de papel.

Anéis de ouro com esmeraldas: Lave com água fria e sabão neutro e seque com lenços de papel sem esfregar.

Anéis com pérolas: Limpe com flanela ou algodão seco. Não lave com água, pois o contato danifica a pérola.

Os diferentes modelos de anéis de ouro 18K merecem os cuidados mais especiais, justamente por serem de alta qualidade. Com todas essas dicas, é grande a certeza de ter uma belíssima joia para todos os momentos da sua vida.

Agora que você já sabe tudo sobre o anel 18K, continue navegando em nosso blog e conheça tudo sobre outros temas!

Beijos