Oi gente!
Sempre achei muito sem graça meus bichinhos comerem apenas ração. Embora seja um alimento balanceado, tenha a quantidade de nutrientes necessárias para o desenvolvimento deles. Eu ficava imaginando como deve ser chato comer sempre a mesma coisa. Costumo oferecer algumas coisinhas diferentes as vezes.
Fiz uma pesquisa em vários sites de alimentação para pets e selecionei alguns legumes que podemos oferecer:
ABÓBORA
Possui vários nutrientes para seu pet, como: proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, sódio, ferro, magnésio e fósforo, fonte de fibras, betacaroteno e vitamina A, C e E. Deve ser oferecida cozida e sem casca.
BATATA
Fonte de vitaminas do complexo B e C, ferro, cálcio e potássio. Ajuda na manutenção do sistema imunológico, dos músculos, dos ossos e dentes. Deve ser oferecida cozida.
BATATA DOCE
Rica em fibras, vitamina B6, vitamina C, betacaroteno e magnésio. É uma ótima guloseima, pois é benéfica para as gengivas do animal. Ofereça cozida e sem casca.
BETERRABA
Rica em vitamina A, C e complexo B. Boa para manutenção do sistema imunológico e visão. Deve ser oferecida cozida e sem casca. Porem animais com diabetes NÃO devem consumir devido ao teor de açúcar
CENOURA
Fonte de vitamina A, C, D, E, K, B1, B6, betacaroteno, sais minerais, fósforo, potássio, cálcio e sódio, a cenoura ajuda a chegar ao bom equilíbrio do organismo, e as vitaminas do Complexo B, ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo. Além disso, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores do cachorro e aumenta o volume sanguíneo, sendo ótima para as cadelas prenhas. Pode ser consumida crua ou cozida.
CHUCHU
Fonte de fibras, vitamina A e C e nutrientes como cálcio, ferro e fósforo. É indicado para cães em dietas para emagrecer. Deve ser oferecido cozido e sem casca.
INHAME
Baixo teor de gordura e grande concentração de fibras, vitaminas A e C e também as do Complexo B. Deve ser oferecido cozido e sem casca.
Os alimentos devem ser oferecidos cozidos, sem casca (exceto a cenoura) e sem adição de sal ou temperos.
Podem ser consumidos em pedaços ou amassados tipo purê. Veja a preferência do seu Pet.
Lembrando que antes de qualquer mudança na alimentação do seu Pet, você deve consultar o seu veterinário de confiança.
Mantenha sempre a vacinação em dia!
Não esqueça de colocar sempre a identificação em seu Pet.
Fontes:
Beijos