Oi gente!

Vamos falar de um vilão que sempre nos assombra quando vamos fazer alguma química no cabelo. Estou falando do temido corte químico, que quando vem é para nos fazer chorar de verdade. Desejo que ninguém passe por isso.

O corte químico é a quebra da fibra capilar que é causada pela incompatibilidade química de procedimentos, alisamentos excessivos, descoloração em fios já fragilizados. Ela pode ocorrer no momento do procedimento ou algum tempo depois da aplicação do produto.

Ele fragiliza tanto a fibra capilar que faz seu cabelo se partir ou cair, normalmente ele acontece na extensão do fio, onde provavelmente tem resto de alguma química antiga que pode ser a causadora dessa incompatibilidade. Dificilmente o corte químico acontece na raiz do fio, embora não seja impossível.

Daí eu friso que é importante estar acompanhada de um profissional qualificado para aplicação da química e principalmente que você não omita para o profissional quando ele perguntar se fez algum procedimento no cabelo nos últimos meses. Normalmente os problemas ocorrem por omissão.

Alguns fatores que indicam o corte químico de forma branda: fios quebradiços, elásticos, sem brilho, com textura áspera, pontas duplas e triplas com pontinhos brancos ou uma queda de fios em quantidade anormal.

Principais causas do corte químico:

1 – Incompatibilidade dos produtos aplicados, como a coloração após um tipo de alisamento e vice-versa;

2 – Quando o cabelo não está completamente recuperado de um tratamento e os fios recebem um novo procedimento químico;

3 – Tempo de ação de um produto além do período recomendado pelo fabricante. Produtos com amônia podem acelerar o enfraquecimento do fio.

Dicas para evitar o corte químico:

1 – Sinceridade

Como disse muitos cortes químicos ocorrem por omissão de procedimentos feitos anteriormente. Principalmente quem faz alisamento ou progressiva e quer descolorir o cabelo ou vice e versa. O resultado pode ser um corte químico. Você pode realizar os tratamentos, porem deve esperar o tempo de pausa indicado pelo profissional. Já fiquei com meu cabelo completamente emborrachado por querer descolorir um cabelo que era preto azulado. Resultado, um cabelo vermelho e completamente destruído.

2 – Atenção a composição do produto

Quando for fazer qualquer procedimento em casa, leia as instruções de uso, respeite a forma de aplicação e o tempo de pausa que o fabricante recomenda. Principalmente pesquise se é compatível aos produtos que você já utiliza, hoje em dia a internet está cheia de blogs e canais de resenhas, assista alguns e não deixe de avisar ao cabeleireiro que usou o produto.

3 – Teste de mecha

De extrema importância principalmente se for a primeira vez que vai usar determinado produto, pois será possível ver se vai ter o resultado satisfatório no seu cabelo e vai prevenir de alguma reação alérgica.

4 – Produtos específicos

Após realizar alguma química, busque usar produtos específicos para a manutenção dos fios em casa, dessa forma você vai repor os nutrientes perdidos após a química e vai manter seu cabelo saudável.

5 – Cronograma capilar

Esse é a salvação de cabelos danificados, se abusou da química e o cabelo ficou danificado, faça um cronograma capilar para fios danificados e você vai ver como seu cabelo vai melhorar semana após semana. Já falei sobre esse assunto AQUI.

Outra dica é fazer uma reconstrução capilar, ela repõe a massa perdida após procedimentos químicos, já falei sobre reconstrução AQUI.

Cuide bem do seu cabelo, aguarde o tempo de pausa entre uma química e outra, pois a tempo de recuperação de um cabelo que sofreu corte químico pode levar até dois anos, então tome cuidado para que não aconteça com você.

Antes de fazer qualquer química é ideal que faça um cronograma capilar no mês anterior para que seu cabelo esteja forte e saudável e assim reduzir a chance de algo dar errado.

Já sofreu corte químico? Conte aqui o que você fez para salvar seu cabelo!

Beijos