Dicas de Umectação Capilar.
Categorias: Beleza Cabelos Dicas Receitas Resenhas Tags: Cronograma Capilar, Umectação Capilar
Oi gente!
Como havia falado no post sobre Cronograma Capilar, vamos falar agora sobre o Umectação. Como sabem, não sou nenhuma expert em cabelos e estou apenas dividindo de uma forma descomplicada o que tenho aprendido ultimamente e sei que como eu muitas também têm dúvidas sobre esses tratamentos.
A Umectação está diretamente ligada a fase de nutrição do Cronograma Capilar, pois são usados óleos e manteigas vegetais que são utilizados no trabalho de nutrição do cabelo, pois repõe a gordura natural dos fios. Deixando o cabelo sedoso, com peso, brilho e sem frizz.
Ajuda a recuperar cabelos danificados e com pontas duplas.
Muito utilizada por pessoas com cabelos cacheados, pois esses têm mais tendência ao ressecamento devido ao formato dos fios. Também pode ser feito por pessoas com cabelos oleosos.
Então, simplificando, a Umectação é uma Nutrição feita exclusivamente com óleos ou manteigas 100% vegetal. E só podem ser feitos com esse tipo de produto.
Exemplos de produtos que podem ser usados:
Máscaras específicas de Umectação;
Óleo de Coco - Rico em vitamina E, K e ácidos graxos, ele garante uma nutrição profunda nos fios.
Óleo de Amêndoas Doces – É rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo. Sem contar que é barato e fácil de achar.
Óleo de Rícino - Proporciona maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. Ajuda a selar a umidade do fio, além de atrair e reter umidade para os cabelos.
Azeite de Oliva Extra Virgem - Possui antioxidantes que são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células. Tem um efeito maravilhoso, proporcionado brilho e vitalidade ao cabelo. Mantém o couro cabeludo saudável, além de fortalecer a cutícula do cabelo. É também um excelente controlador de caspa.
Óleo de Abacate - O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9, vitaminas A, D e E. Tem um alto teor de proteína.
Óleo de Argan – Rico em ácidos graxos, vitaminas A, D e E. poderoso hidratante e antioxidante natural.
Óleo de Girassol - Evita o ressecamento do cabelo. Hidrata, amacia e dá brilho. Funciona bem para pontas duplas.
Óleo de Linhaça - Hidrata, fortifica e dá brilho. Diminui o frizz.
Óleo de Cártamo - Hidrata, nutri e reestrutura o cabelo.
Óleo de Semente de Uva - Rico em vitaminas do tipo A, C e E e também complexo B. Excelente para combater ou prevenir a porosidade dos fios, conferir brilho, maciez e cabelos mais saudáveis. Tem um ótimo poder hidratante.
Manteiga de Cupuaçu - Contém vitaminas A, C, B1, B2 e B3, proteínas, lipídeos, glicídios e sais minerais (ferro, cálcio e fósforo). Devido à sua elevada capacidade de absorção de água, auxilia na manutenção da hidratação dos cabelos.
Manteiga de Murumuru - Rica em ácido láurico, mirístico e oleico. Excelente para os cabelos, ela promove um efeito mais específico de nutrição, reduzindo volume e frizz. É indicada também para cabelos danificados e com pontas duplas, pois ajuda a selar as cutículas.
Manteiga de Cacau - Rica em antioxidantes e ácidos graxos, a manteiga de cacau possui propriedades hidratantes, mais destacadamente as lipídicas (nutrição).
Manteiga de Cupuaçu - Possui propriedades hidratantes, promovendo elasticidade e suavidade aos fios.
Manteiga de Karité - Contém ácidos graxos de triglicerídeos, ômegas 6 e 9, vitaminas A e E, cumprindo papel antioxidante e anti-inflamatório. Fornece brilho e maciez aos cabelos, protegendo cabelo e pele contra os raios UV.
Dentro dessa lista você pode escolher qual produto prefere e qual é mais facilmente encontrado em sua região. E também dentro do valor que cabe no seu bolso!
Como fazer a Umectação:
O cabelo não precisa estar limpo e deve estar seco, porem tem pessoas que preferem fazer com eles úmidos. Cabe a você escolher e ir testando a melhor forma de umectar seus fios.
Divida os cabelos em mechas e aplique o óleo/a manteiga em cada uma delas, da raiz às pontas, massageando também o couro cabeludo para ele absorver os nutrientes.
Deixe agir por cerca de uma hora e meia. Embora tenha pessoas que prefiram fazer a noite e deixar agindo de um dia para o outro.
Para remover, lave os fios, de preferência com um shampoo transparente, que não resseque os fios.
Retire completamente o óleo dos cabelos, lavando mais de uma vez se for necessário.
Para finalizar, você pode usar um condicionador para fechar as cutículas dos fios.
Bom, essas informações eu retirei de algumas pesquisas feitas pela internet e confesso que ainda não fiz nenhum tipo de Umectação nos meus cabelos. Porém depois de ler sobre tantos benefícios desse tratamento nos fios, pretendo fazer em breve. Provavelmente devo começar com o Azeite de Oliva ou o Óleo de Coco e conforme for a resposta vou contar para vocês!
Você faz Umectação nos seus fios? Qual o seu produto preferido?
Deixe aqui nos cometários!
Beijos
Eu amo seus posts sobre cabelo.. pq como n entendo muito.. sempre aprendo algo que n sabia!! Muito bom
http://www.stephanymagalhaes.com.br
Bjs