Oi gente!

Hoje resolvi falar sobre Cronograma Capilar, pois confesso que não me ligava muito e achava que bastava usar uma boa máscara nos cabelos uma vez por semana e ele ficaria hidratado, lindo e pronto.

Pesquisando um pouco mais sobre produtos e seus usos, descobri o tal Cronograma Capilar, que são (simplificando) as etapas de cuidados semanais com os cabelos de acordo com a necessidade dele.

Vou tentar fazer um texto simples para quem ainda não conhece as etapas conseguir se entender com tudo isso e começar a cuidar bem dos cabelos.

O Cronograma Capilar tem como foco repor massa capilar e os nutrientes perdidos no dia a dia. Nutrientes esses que perdemos devido ao uso de secador, prancha, exposição ao sol, água com cloro, banho muito quente, poluição, tratamentos químicos e por aí vai.

Esse cronograma é dividido em 3 tratamentos: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO.

Para começar seu Cronograma Capilar é necessário saber o que seu cabelo mais precisa, assim podemos focar na etapa mais necessária para o cabelo no início. Com o tempo as necessidades dos cabelos mudam e assim você vai adaptando as etapas para a nova estrutura do seu cabelo.

Cada etapa dura 1 mês e os tratamentos são distribuídos semanalmente. Existe o chamado “cronograma capilar oficial”, composto por 8 hidratações, 3 nutrições e uma reconstrução no mês. Geralmente, ele é indicado para quem está começando com o procedimento. Depois, com o cabelo já com um aspecto melhor, a pessoa pode apostar num cronograma personalizado. Lembrando que devemos dar uma pausa de 48 horas entre cada procedimento.

DicasbyDani/CronogramaCapilar

DicasbyDani/CronogramaCapilar

Sobre as etapas do Cronograma Capilar:

Hidratação:

Repõe água e aqueles nutrientes que fazem parte da formulação do creme utilizado. De imediato o cabelo fica mais macio ao toque e com mais brilho.

Todos os cabelos devem ser hidratados, até mesmo os cabelos virgens, pois as agressões do sol, praia, piscina, secador, prancha, etc. danificam e abrem as escamas, fazendo assim surgir pontas duplas, entre outros problemas. A hidratação é recomendada para todos os cabelos, pelo menos uma vez na semana.

Substâncias hidratantes: glicerina vegetal, glicerina (glicol, glycerin, gliceryD), bepantol, proteína elastina e colágeno (hydrolized collagen protein), extratos botânicos, panthenol, aloe vera, vitaminas, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, sacarose, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja, proteína hidrolisada do milho, mel, chocolate, entre outras.

Nutrição:

O objetivo principal da nutrição é repor os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios.

Recomendado para os fios ressecados, opacos e sem movimento. O resultado são cabelos mais sedosos, com peso e brilho.

Substâncias nutritivas: ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cação butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), manteiga de cupuaçu (cocoa butter), manteiga de abacate (avocato butter), manteiga de macadâmia, manteiga de tutano (marrow butter), óleo de argan, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva, óleo de coco.

Reconstrução:

A reconstrução repõe massa e proteínas nos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. A principal proteína que compõe os fios é a queratina, por isso, é extremamente importante realizar recarga de queratina pelo menos uma vez ao mês. Os cabelos ficarão mais encorpados e resistentes.

Recomendado para os fios porosos e quebradiços. O uso em excesso pode enrijecer demais os fios. Este processo de repor proteínas deve ser feito no máximo a cada 15 dias, senão os fios ficarão muito duros e, assim, podem quebrar.

Substâncias reconstrutoras: queratina, arginina, colágeno, cisteína, creatina, proteínas e aminoácidos de trigo.

É importante destacar que, na fase da reconstrução, pode optar por usar um repositor de queratina ou uma máscara reconstrutora. O que não é recomendado é colocar queratina líquida em uma máscara que já é de reconstrução (já tem queratina). Isso porque, o excesso de queratina deixa os fios duros, podendo levar à quebra.

Para saber o que seu cabelo precisa existe o teste da Porosidade.

DicasbyDani/TestePorosidade

DicasbyDani/TestePorosidade

Teste de porosidade:

Para avaliar a porosidade dos seus cabelos, utilize o teste do copo: basta pegar um copo com água em temperatura ambiente e colocar um fio do seu cabelo limpo (sem nenhum produto) dentro, deixando ali por sete minutos.

Se o fio flutuou, você tem baixa porosidade. Com a cutícula bem fechada, seu cabelo está provavelmente resistente a cremes e óleos, não deixando os produtos penetrarem. Óleo e calor podem ser seus aliados. Quando for hidratar, tome banho quente para o vapor entrar e abrir sua cutícula, então aplique a máscara, depois, sele os fios com óleos como o de coco ou de abacate, por exemplo. Umectação constante é importante para ajudar a devolver o equilíbrio dos fios. Vou fazer um post sobre Umectação! Aguarde!

Se o fio ficou no meio do copo, você tem porosidade normal. É o ideal, sua cutícula é ligeiramente elevada, permite, assim, que os tratamentos sejam absorvidos. Vale destacar que quem tem cabelos com porosidade normal não necessita de hidratação com tanta constância, já que os fios absorvem facilmente a umidade.

Se o fio afundou, você tem alta porosidade. Com as cutículas muito abertas, o cabelo absorve mais umidade do que é capaz de reter, além de ter mais dificuldade para reter as substâncias oferecidas em tratamentos. Esse tipo de cabelo geralmente tem textura instável, fica sem brilho, com frizz e facilmente embaraçado. Proteína neste caso é muito importante. Mas, claro, sem exageros, afinal, o excesso deixa o cabelo duro e leva à quebra.

Bom, espero que tenham gostado desse post, pois como eu tinha várias dúvidas também, decidi compartilhar aqui o pouco que aprendi. Agora você já sabe por onde começar a cuidar dos fios e as substancias usadas em cada etapa. Resta apenas decidir qual etapa seu cabelo precisa.

Tem alguma dica para o Cronograma Capilar? Divida aqui conosco!

 

Beijos