Comida orgânica em Santo Antônio do Pinhal
Categorias: Dicas Publi Viagens Tags: Passeios, Santo Antônio do Pinhal
Oi gente!
Se você procura um lugar para passar uns dias de folga, e ao invés de estar no agito de uma cidade grande, presenciar uma paisagem de pura harmonia e tranquilidade, com constante contato com as montanhas e a natureza da Serra da Mantiqueira, a escolha perfeita pode ser Santo Antônio do Pinhal. De fácil acesso tanto de São Paulo quanto de Minas Gerais, a cidade é visitada o ano inteiro por turistas.
Entre as principais características da região estão a excelente infraestrutura em pousadas e restaurantes, atividades de ecoturismo e festivais gastronômicos. E, falando neles, vale citar que a culinária de Santo Antônio realmente chama a atenção dos visitantes. Basicamente, tudo se resume a pratos a base de truta e pinhão, além de uma saborosa comida caipira no fogão a lenha. Mas, se olharmos atentamente, veremos que há algo além.
Saiba onde se hospedar em Santo Antônio do Pinhal AQUI!
Alguns estabelecimentos da região preocupam-se em incluir no cardápio receitas orgânicas, já que esse tipo de alimento é cultivado sem nenhum agrotóxico ou aditivo químico, deixando de prejudicar solo, sementes, produtores e consumidores – ou seja, transformando a refeição em um hábito mais saudável. Isso significa que além de uma boa viagem, com direito a visita a cachoeiras e mirantes, ainda se ganha ótimas sugestões alimentares.
Primeiramente, no quesito “compras”, o morador e, por que não, o visitante, pode comparecer a grande atração dos domingos – a Feira de Orgânicos. Esse é um evento semanal, que acontece o dia inteiro na Praça Boulevard Araucária, no centro, e recebe produtos colhidos pelos trabalhadores rurais que moram em Santo Antônio do Pinhal, como frutas, verduras, conservas, mel, queijos, temperos e até mesmo geleias e doces.
Um estabelecimento que oferece opções naturais como essas é a chamada “Cozinha da Flor”, uma loja que prioriza produtos integrais e orgânicos em suas receitas (que não deixam de ser deliciosas, incluindo bolos, congelados e doces). Fica localizada na Estrada Mun. do Pico Agudo, 2100, no bairro do Sertãozinho. Aproveite a ida ao local e visite o ponto turístico que dá nome a estrada – um ponto que está a 1.700 metros de altura e de onde é possível ter uma vista panorâmica maravilhosa do Vale do Paraíba.
Outro local que costumava se destacar com a produção de grãos, hortaliças e frutas orgânicas é o “Sítio Gralha Azul”, na Estrada do Barreirinho. Cerca de 40 espécies cultivadas mantém a tradição da cidade em oferecer opções mais saudáveis a todos. Quanto a outras indicações de restaurantes de qualidade pela região, há, entre eles, o “A Fábrica Restaurante”, ao lado do Shopping Vilarejo, o “Marcelo’s” e o “Canto da Gula”, ambos no centro.
Então se você procura um lugar tranquilo para descansar do dia a dia e boa comida, não deixe de visitar a bela Santo Antônio do Pinhal!
Com tantos hotéis lindos, vai ser difícil querer voltar a rotina!
Espero que gostem da dica!
Alguém aí já visitou Santo Antônio do Pinhal? Pode me contar!
Beijos
Cidade pequena tem um charme peculiar, eu adoro!
Adorei a sugestão, Danni. Bora passar um fds lá?
Bjus