Assim como as crianças, animais são danadinhos e ao menor descuido podem brincar com alguma embalagem de produto de limpeza e acabarem intoxicados.
O que fazer nesse momento?
Jamais faça ele vomitar, pois esses produtos costumam a agredir a parede do esôfago e fazendo com que eles voltem o estrago pode ser bem maior.
Também não dê leite!
O ideal é levar o bichinho ao veterinário e comunicar qual produto ele ingeriu assim o profissional saberá qual a melhor maneira de resolver a intoxicação.
Normalmente é feita a lavagem gástrica por meio de sondas, onde o produto é aspirado de forma segura.
Você pode ter em casa o carvão ativado, que ajuda nesse momento diminuindo a absorção do produto até que você chegue ao veterinário.
Atenção ele não resolve o problema, leve seu animal o mais rápido possível ao veterinário!
Produtos com estes nomes: ácidos bórico, fosfórico, sulfúrico, clorídrico e oxálico; amônia, bissulfeto de sódio, cloro, hidróxido de sódio e potássio; hipoclorito de sódio, óxido de cálcio, peróxido de sódio, silicato de sódio e trietanolamina, podem causar intoxicação nos animais, melhor evitar.
Aqui em casa utilizo muito o Lysoform ou algum desinfetante próprio para ambientes com animais.
Dicas de limpeza para casa com animais:
Use sempre um aspirador de pó. Ele é ótimo para tirar a poeira e os pelos que ficam pela casa sem espalhar.
Pode-se usar também aqueles rodinhos mágicos como alternativa ao aspirador de pó. Assim a poeira e os pelos não levantam e se depositam nos moveis.
Os rolos adesivos também são ótimos para tirar pelos das roupas, sofás e cadeiras.
Para limpeza do “local do xixi” o ideal é que se use produtos específicos encontrados em pet shop ou mercados. Eles não causam reações alérgicas nos animais.
Os potes de água e ração devem ser limpos diariamente para evitar fungos.
Truque para limpeza de estofados em caso de xixi:
-Primeiro retire o excesso de urina com papel absorvente. Coloque sob a mancha um pouco de vinagre branco e amido de milho. Aguarde secar por três ou quatro horas e retire a mistura com auxílio de um aspirador de pó.
-Outra dica para tirar o mau odor é esfregar no local uma solução de álcool e vinagre (em partes iguais) ou somente álcool puro. Neste caso, assegure-se de que a superfície é resistente o bastante ao produto e não vai desbotar ou rasgar.
Hoje em dia existem no mercado uma variedade enorme de produtos para manter a casa limpa sem prejudicar a saúde do seu animal.
Caso precise usar algum produto que não seja recomendado, tire seu amigão do local por um tempo até que o produto seque completamente.
E você? Tem alguma dica de como deixar a casa limpinha sem prejudicar a saúde do seu bichinho?
Compartilha aqui!
Beijos