Oi gente!

Segunda-feira passada chegou aqui em casa a minha nova filha peluda, a Chanel.

Não precisei me preocupar muito com a adaptação, pois a Thiffany é uma cachorrinha muito tranquila, se dá bem com outros cães e gatos. Inclusive tem uma amiga peluda que sempre fica conosco no final do ano, a Jade.

Ela costuma a deixar claro que é ela que manda no pedaço, embora pese apenas 2,5 Kg! Ela coloca os outros na linha!

Depois de muito cheira, cheira e algumas patadas, logo já estavam brincando de pega-pega e nenhum estresse rolou. Foi até bem tranquilo, apesar da Thiffany ter muito ciúme da mamys dela.

DicasbyDani

DicasbyDani

Porém nem sempre a realidade é essa, em alguns casos pode ter briga e ser uma adaptação mais complicada, embora cães costumem a viver em grupos (matilha). Pode ser um pouco complicado no início, porém depois tudo se ajeita. Nada que muito amor não resolva!

PS: Não consegui uma foto das duas juntas, pois elas ficam brincando de pega-pega o dia todo!

Então vou passar algumas dicas de como fazer uma adaptação mais tranquila.

1 – É normal o peludo mais velho tentar impor limites e mostrar que o filhote lhe deve respeito. Ele pode dar uns rosnados, latidos ou apenas ignorar o filhote. Afinal a casa é dele e ele manda! Nada de se preocupar, isso é normal entre eles.

 2 – Não tente privilegiar o filhote, assim o outro fica com ciúmes e pode ser mais agressivo. Deixe que tentem se entender sozinhos. Fique apenas supervisionando.

 3 – Se você achar que pode ser tensa a apresentação, coloque-os em cômodos da casa separados, de forma que eles possam apenas sentir o cheiro do outro. Deixe assim por um tempo até que ambos fiquem mais relaxados. O contato visual logo de cara pode ser visto como ameaça. Quando relaxarem, abra a porta devagar e deixe que se cheirem. Sempre com a sua supervisão.

 4 – Se for possível, antes de levar o novo peludo para casa, leve alguns paninhos com o cheiro dele para que o mais velho possa se acostumar. Coloque perto do pote de comida, da caminha, para que ele não veja aquele cheiro como ameaça.

 5 – Brinque e passeie com o peludo mais velho sozinho, para ele veja que é amado e que nada mudou com a chegada do novo cachorrinho. Sim, eles também sentem ciúmes!

 6 – Respeite a hierarquia deles, então comprimente ou alimente sempre o mais velho primeiro. Não se preocupe, o mais novo não fica traumatizado!

 7 – As brincadeiras entre cães parecem lutas e talvez um pouco agressivas. Deixe que se divirtam. Porém fique de olho para que ninguém saia machucado, pois os dentes dos filhotes costumam ser muito afiados. Separe apenas se ver alguma situação de agressão clara. Use o bom senso!

 8 – Se o seu peludo não tem nenhum distúrbio de comportamento, não será a chegada de outro cachorro que vai fazer isso. As coisas se ajeitam bem rápido entre os cães.

 9 – Dependendo da idade do seu outro peludo, pode ser que ele se chateie um pouco com a hiperatividade de um filhote. Com o tempo eles se entendem. E aprendem a se respeitar.

 10 – Pode ser que seu peludo mais velho faça algum tipo de malcriação, tipo: xixi no lugar errado, roer alguma coisa. Isso é apenas uma forma de protesto. Para resolver isso, brinque com ele, de atenção. Logo esse protesto acaba.

 Com calma tudo se acerta e logo, logo seus peludos viram melhores amigos!

Espero que gostem!

Quem aí se animou a ter um novo amigo em casa???

 Beijos